Ainda não é Dia das Mães, mas vejamos estas famílias:
A disciplina é a mãe do êxito.
Ésquilo
A necessidade que é a mãe da invenção.
Platão
A ociosidade é a mãe da filosofia.
Thomas Hobbes
Parte 4
Como sabemos, as boas idéias podem vir de qualquer pessoa, independente do seu grau de esquisitice, instrução acadêmica ou modo de enxergar a vida. As boas idéias não têm preconceitos. São concebidas em quaisquer lugares e horários nas cabeças mais variadas deste mundo de nosso Deus. Isso é fato. Mas e o próximo passo? E pra colocar a idéia em prática? É preciso talento, estudo, livros de auto-ajuda?
O mundo é cheio de picuinhas. Em qual série da escola, em qual matéria, deveriam ter nos ensinado a tal da
iniciativa. Afinal, se idéias podem brotar de qualquer um, iniciativa é um
dom de poucos... Peraí! Iniciativa é um dom? Quer dizer que se você não nasce com a coisa, morre sem a coisa? Então pra que serviriam as boas idéias das pessoas sem iniciativa?
(Pausa de dez minutinhos pra pensar no assunto e beber um copo d’água)
Talvez seja isso. A mãe da iniciativa chama-se necessidade. É quando o bicho pega que a idéia guardada na gaveta há muito tempo é resgatada. No mais das vezes, sofre alguns cortes. Aquilo que parecia imprescindível, já fica com cara de bobagem. Aquela fundamentação teórica, baseada naquela história bacana que o Sócrates contou, já nem é levada em conta e, de repente, a gente vê a idéia vagando nas ruas.
Mas alguma coisa me leva a crer que essa é a iniciativa daquele primeiro tipo de pessoa que acha que a vida é um ir que não chega. O segundo tipo, aquele que gosta de agendas, deve ter outra origem para suas iniciativas. Talvez um senso de obrigação - que não é necessariamente uma necessidade – que tem tudo a ver com planejamento, metas e outras etcéteras por aí.
Nesse raciocício, para o terceiro tipo de pessoa, aquele de quem tem vocação pra ser feliz, e que ultimamente ando duvidando de que exista fora da CNTP, idéia e iniciativa são uma só ação, um só esforço e acontecem numa seqüência lógica. Nesse cenário, não existem gavetas. Nem agendas. Talvez uma tomadinha. Só pro caso de ter que colocar o celular pra carregar a bateria. Tem lógica?
0 espirros:
Postar um comentário