MC d AA p CI Nº 6 - O Comentário
Este manual não é dirigido apenas aos sem-assuntos em geral, mas também a todos os muitos que falam demais. Porque, como dizem as leis de probabilidades e estatísticas, quanto mais se fala, maior a chance de falar uma besteira que não devia. É preciso zelo e cuidado. Principalmente quando se vai comentar a vida alheia. Digo comentar porque sei que você, leitor assíduo do cotidiano, não é de sair fazendo fofoca por aí. Ou é?
De qualquer forma, a regra número um seria não dizer nada sobre um pessoa quando ela está longe que você não poderia dizer se ela estivesse perto. Simples. Nada que você não soubesse, claro. Mas o mundo não há de ser um lugar muito quietinho se as pessoas obedecerem isso?
Pois é. Mas já que é inevitável, que pelo menos acrescentemos alguma coisa a esses colóquios menos nobres. Repito aqui os três (sempre três!) “filtros” ensinados pelo Sócrates. O filósofo, não o doutor, claro.
A primeira coisa a se saber é: seu comentário é verdade? Você garante mesmo que a novidade que tem a dizer é de boa fonte. Não corre o risco de ficar como mentiroso depois. Isso é feio, você sabe. Na dúvida, cala a boca e ouve.
Mas ainda que seja verdade, se pergunte: é bom o que você tem a dizer? Porque a gente deve espalhar notícia boa. Exaltar as pessoas que são porreta mesmo e deixar de lado as que deixam a desejar. É possível?
Eu sei que não. Gente boa anda meio em falta nesse mundo. Se Sócrates se preocupava com isso 500 anos antes de Cristo, imagina a bagunça hoje com internet, celular e televisão. E sua língua até coça com vontade de falar. É difícil. Mas pensa ainda uma última vez: pelo menos é útil esse diabo dessa coisa que você tem pra dizer?! O erro, o desajeito, a vergonha de outra pessoa vai servir de conselho ou consolo para alguém? Então pode dizer. Mas sem muita empolgação senão vira sarcasmo.
Busca
Ranking do Bolão
Participantes do Bolão
Arquivo do blog
-
▼
2007
(117)
-
▼
agosto
(18)
- [pé na bola] Esse pessoal é tão bom de bola que vi...
- Réquiem dos Pequenos - Versículo I
- Enquete encerrada. Dramático empate...
- Homem
- Verde abunda a grama do vizinho
- A Verde Grama que do Vizinho Abunda
- Essa gente que a gente vê por aí - Parte II
- MC d AA p CI Nº 6 - O Comentário
- El Kabong
- Que se dane o José?!
- Essa gente que a gente vê por aí
- MC d AA p CI Nº 5 - A Novela
- Recapitulado. . .
- [cotidiano] - Pergunte ao Leitor Nº 3 - O Cachorro
- [passeio público] - por onde anda...
- [pé na bola] Zico
- [atchim nº 3] Nas ruas
- MC d AA p CI Nº 4 - A Bóia
-
▼
agosto
(18)
0 espirros:
Postar um comentário