A Farra do 'Off'
As plotters de recorte de adesivo estão
50%
60%
Até 70% OFF!!! (?)
Dá até medo. Como assim setenta??? Ciquenta já assusta. As promoções endoideceram. E não tem nada a ver com épocas e saldões, não! A qualquer momento do ano, sem qualquer pretexto, as vitrines não se aguentam e expõe lá os seus ‘offs’, tão na moda no vocabulário publicitário.
Mas como é possível vender alguma coisa com desconto de 70% (cinquenta, que seja) e ainda ganhar dinheiro?
Das três, uma:
- Primeiro: o pessoal pode ter entrado na onda de filantropia e, com espírito altruísta, estão praticamente doando seus produtos. Mas essa tese não é muito boa, porque as instituições filantrópicas ralam e fazem de tudo para ganhar um dinheirinho extra pra bancar seus custos.
- Segundo: então, se tirando metade do preço ainda é possível ter lucro, quer dizer então que a margem era GRANDE demais! Quase um roubo, né não? Se agora ele pode te vender pela metade, quer dizer que quem comprou antes, pelo preço original, levou um ferro tremendo. Pensa bem.
- E por último e mais provável: Esses ‘offs’ são uma mentira das de pernas mais curtinhas! Ora, por mais que, na teoria, as promoções aumentem as vendas, possibilitando que uma margem de lucro menor possa dar um volume bacana, 70% de desconto, no varejo, eu não acredito nem vendo!* Maquiam-se etiquetinhas, fazem jogo com as contas (a matemática é curiosa) e capricham nos adesivos das portas e também nos out-doors.
O mercado às vezes perde a noção. O 10% parecia pouco e já não atraía ninguém, passaram pra 20%, 30% e, de repente, isso já não tem nada a ver com preço de venda mais. São só palavras. Só números. A vitrine fica legal assim. A gente anda tão acostumado a viver no “me engana que eu gosto”, que nem percebe mais...
>>>>
* Exceto nos sites de ‘compras coletivas’, onde os descontos absurdos realmente acontecem. Aliás, não é engraçado que depois da propaganda do Banco Itaú que fala que o mundo está ‘aprendendo a consumir’, sempre aparece um desses sites onde se compra por impulso e desespero. E a piada maior é que a cada ano o mesmo banco bate recordes de lucros. Aprenderam a consumir o cliente... Mas essas são outras histórias...
0 espirros:
Postar um comentário